Portfólio

 

Desde 2007, a Marrikah Consultoria atua junto ao processo de licenciamento ambiental do Plano Baixio, investimento da PRIMA S A., no município de Esplanada, estado da Bahia.

A atuação da Marrikah ocorreu desde as etapas iniciais de concepção do Master Plan do empreendimento, juntamente com consultorias de renome internacional como Chias Marketing e Howarth Consultores. Esteve voltada para a gestão social das 8 comunidades integrantes das áreas de influência direta do empreendimento, da participação em reuniões no órgãos ambientais, da participação em audiências públicas e nos Conselhos gestores da APA Litoral Norte.

 

1. O projeto

Assista sobre o Programa Voar aqui

voar

O Programa Voar de Responsabilidade Social é um agrupamento de todas as iniciativas sociais que a Prima S.A. desenvolve nas comunidades da área de influência do Plano Baixio, que alcança 8 comunidades: Baixio, Palame, Mata, Riacho Grande, Piacava, Oitis e Subaúma.

As iniciativas implantadas foram iniciadas em 2007, a partir da aplicação de um questionário socioeconômico para diagnosticar o perfil dessas comunidades.

O programa objetiva promover uma única identidade para os projetos sociais, pautada nas diretrizes que compõem a sigla do programa: Valor, Oportunidade, Aprendizado e Responsabilidade. As ações do investimento social privado da Prima S.A. estão enquadradas em quatro grandes grupos, a saber:

  • Mapeamento e caracterização: foram aquelas realizadas no início da implementação do programa, tais como o Diagnóstico Socioeconômico, o reconhecimento das lideranças comunitárias, além da apresentação da Prima S.A para todas as comunidades do entorno do empreendimento.
  • Ações formativas e de mobilização: momento da formação de comitês de interlocução e da implantação dos primeiros projetos sociais, a exemplo do Turismo na Ponta da Língua e Acerte o Passo.
  • Formação técnico-profissional: voltadas para a área do turismo e hotelaria e da construção civil, essas iniciativas também tiveram desmembramentos para as áreas de Educação Ambiental e Sexual.
  • Empreendedorismo Popular: incentivo à produção local através de negócios próprios ou em associação a outros membros da comunidade, tais como o Apoio à Produção Artesanal e o projeto Cantos da Vila, que atualmente fornece os serviços de hospedagem e alimentação para os professores dos outros projetos sociais.

2. Projetos sociais integrantes ao Programa Voar 

2.1. Acerte o Passo

Esta iniciativa está voltada para na formação profissional e geração de renda com foco na arte-educação e desenvolvimento cultural.

Criado em 2008, o Acerte o Passo chegou com o intuito de promover a mobilização na comunidade por meio de ações arte-educativas cujos objetivos são a afirmação cultural, cidadania, integração comunitária e valorização da autoestima.

Através da parceria com a Coordenação Geral das Escolas da Região da Praia e de toda a comunidade permitiu a introdução do projeto nas escolas, fortalecendo-as enquanto espaço de aprendizagem, e proporcionando a integração comunitária através da arte expressada por meio da dança, da música produzida pelos instrumentos de percussão, do canto, e demais ações esporádicas, como o teatro e poesia.

Professor e alunos do projeto Acerte o Passo

Professor e alunos do projeto Acerte o Passo

2.2. Alfabetização de adultos/Reforço escolar

Fornecer apoio para o desenvolvimento educacional formal, através de aulas de alfabetização para adultos e de reforço para as crianças em idade escolar são os principais intuitos deste projeto.

2.3. Cantos da Vila

O projeto Cantos da Vila tem o objetivo de incentivar a inclusão produtiva focada na formação profissional e no empreendedorismo popular. Este projeto busca demonstrar para as comunidades da área de influencia do empreendimento, que é possível obter renda a partir de atividades associadas ao turismo. Oferecendo serviços de hospedagem e alimentação, o projeto conta, atualmente, com cerca de 25 mulheres, que trabalham em esquema de rodízio. Além da geração de renda, outro relevante objetivo do projeto é despertar a consciência dessas pessoas sobre a importância de se manterem em suas residências atuais, não se deixando sucumbir pela especulação imobiliária que se faz presente desde a construção da Linha Verde.

2.4. Ginga 

Documentar a memória cultural local e incentivar a prática de manifestações culturais através da capoeira é o principal objetivo desta iniciativa social, implantada em 2009, dentro dos esforços de valorização da autoestima e da identidade com a cultura negra.

Esse misto de luta, dança e jogo, que desenvolve em seus alunos habilidades relacionadas ao diálogo corporal, à improvisação, o equilíbrio, além das noções de espaço, tempo, ritmo, música e da filosofia da capoeira, alcança a evolução de seus alunos muito além do desenvolvimento de uma atividade física, mas estimula a prática de valores necessários para a vida em comunidade, tais como o respeito, a dignidade e a capacidade de compartilhar.

Professor e alunos do projeto Ginga

Professor e alunos do projeto Ginga

2.5. Turismo digital 

Disseminar os conhecimentos em informática, no uso de ferramentas que propiciem maior qualificação profissional aos alunos, é o principal objetivo deste projeto. A inclusão digital é um movimento que há algum tempo vem transformando a vida de pessoas que vivem em localidades mais isoladas e/ ou carentes. O projeto Turismo Digital traz para o mundo de seus alunos as principais ferramentas de uso no meio profissional, tais como edição de texto e produção de planilhas e gráficos, e também apresenta diferentes maneiras de uso não apenas recreativo da internet, demonstrar o potencial infinito deste instrumento na vida cotidiana atual.

2.6. Turismo na ponta da língua

Formação profissional e geração de renda através do aprendizado da língua inglesa. A proposta deste projeto visa a formação de jovens e adultos, e futuramente das crianças, para que estes possam ser inseridos no mercado de trabalho com melhores qualificações e maiores chances de colocação. Entendendo que a Bahia é um dos maiores mercados turísticos do Brasil, inclusive com grande fluxo de estrangeiros, além da implantação de diversas empresas internacionais em território brasileiro, o domínio de idioma inglês torna-se fundamental para a manutenção dos profissionais no mercado. Além da possibilidade de inserção na concorrência profissional de forma mais justa, o projeto Turismo na Ponta da Língua também permite o desenvolvimento de atividades interculturais e a ampliação da visão de cada um dentro do mundo, favorecendo o aumento da autoconfiança e a descoberta da importância do esforço pessoal para a experiência profissional, educativa e de vida das pessoas.

2.7. Outros projetos e ações já desenvolvidas pelo Programa Voar

  • Condutores de Visitantes
  • Curso Preparatório para Concurso Público
  • Entalhe em Madeira
  • Fortalecimento do Associativismo
  • Investigação Social
  • Levantamento das Manifestações Culturais
  • Meninos do Golf
  • Qualificação dos Serviços Turísticos
  • Marketing Pessoal e elaboração de currículos
Alunos certificados após curso de Condutores de Visitantes

Alunos certificados após curso de Condutores de Visitantes

3. Resultados alcançados

Os projetos sociais pertencentes ao Programa VOAR atualmente abarcam cerca de 400 participantes, distribuídos entre as comunidades de área de influência do empreendimento: Baixio, Mata, Piaçava, Oitis e Subaúma.

Abaixo apresentação das principais ações de cada projeto durante o ano de 2012:

3.1. Acerte o passo

Parceria com escolas da região em prol da arte-educação a favor da cidadania

  • Quartas da Praça
  • Desfile da Primavera
  • Desfile da Independência (7 de Setembro)

3.2. Alfabetização de adultos/reforço escolar

Apoiar o desenvolvimento da educação formal

  • Aulas de reforço escolar para as crianças de1º a 5º ano com dificuldade de aprendizagem

3.3. Cantos da vila

Promover a fixação das comunidades em seus locais originais de moradia a partir da formação profissional e da geração de renda

  • Oferta de serviços de hospedagem e alimentação para os professores dos projetos sociais
  • Fornecimento de lanches para os alunos dos projetos
  • Venda de produtos nas Quartas da Praça
  • Conquistas financeiras e de melhoria da qualidade de vida das mulheres integrantes
Mulheres integrantes do projeto Cantos da Vila

Mulheres integrantes do projeto Cantos da Vila

 3.4. Ginga

Estimula a prática de valores necessários para a vida em comunidade

  • Trabalho através de práticas pautadas na cooperação e respeito
  • Batizado dos alunos para troca de cordel

3.5. Turismo digital

Promover a inclusão digital

  • Abertura de 16 turmas, abrindo oportunidade para cerca de 170 pessoas
  • Ensino de conteúdo voltado para o mercado de trabalho: Word, Excel e digitação
  • Abertura de turma para funcionários da PRIMA S.A.

3.6. Tursimo  na ponta da língua

  • Preparação para o mercado de trabalho
  • Ensino de conteúdo voltado para a área de hotelaria e turismo
  • Plena desenvoltura na realização de uma roda de conversa com turistas estrangeiros
  • Participação e cooperação comunitária para arrecadação de recursos para a construção de sala de aula
  • Abertura de novas turmas para crianças e pré-adolescentes